Pedagógico

josé alberto serra

Encontro 1

Funções das Lideranças pedagógicas na escola e suas atribuições cotidianas.

Duração: 2horas

Objetivos:

  • Compreender o papel da liderança pedagógica no ambiente escolar.

  • Reconhecer as principais atribuições cotidianas das lideranças pedagógicas (coordenação, direção, orientação).

  • Promover uma discussão para desenvolver uma estrutura clara, adequada e eficiente de cargos e funções pedagógicas na escola.

  • Apresentar uma proposta de mudança estabelecendo uma prática eficiente entendendo que é urgente, rotina, importante e estratégico.

  • Identificar práticas de sucesso.

Metodologia:

  • Leitura prévia de um texto base.

  • Escuta ativa para compreender os desafios cotidianos.

  • Exposição dialógica.

  • Compartilhamento de experiências reais e cases de sucesso.

  • Sugestões práticas.

  • Reuniões podem ser gravadas.

  • Documentos de apoio bibliográfico.

Encontro 2

Funções das Lideranças pedagógicas na escola e suas atribuições cotidianas: construindo um plano de atuação.

Duração: 2 encontros de 2horas
 

Objetivos:

  • Compreender o papel da liderança pedagógica no ambiente escolar.

  • Reconhecer as principais atribuições cotidianas das lideranças pedagógicas (coordenação, direção, orientação).

  • Promover uma discussão para desenvolver uma estrutura clara, adequada e eficiente de cargos e funções pedagógicas na escola.

  • Apresentar uma proposta de mudança estabelecendo uma prática eficiente entendendo que é urgente, rotina, importante e estratégico.

  • Identificar práticas de sucesso.

  • Construir um plano de atuação.

Encontro 3

Plano de Rotinas Pedagógicas para Lideranças

Duração: 2horas

  • Atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais, semestrais e anuais.

  • Checklist de responsabilidades de cada liderança (diretor, coordenador, supervisores).

  • Estratégias para otimizar tempo e foco na gestão pedagógica.

Entregáveis:

  1. Diagnóstico situacional.

  2. Quadro de Rotinas Pedagógicas para Gestores.

Encontro 4

Plano de Observação de Sala

  • Critérios de observação (planejamento, didática, engajamento dos alunos, uso de recursos).

  • Formato e periodicidade das visitas em sala de aula.

  • Instrumentos de registro (checklists, rubricas, formulários).

Entregáveis:

  1. Diagnóstico situacional.

  2. Pauta de Observação com Feedback Docente.

Encontro 5

Plano de Excelência em Desempenho Pedagógico

  • Diagnóstico das práticas atuais para melhoria do desempenho acadêmico.

  • Estratégias pedagógicas para potencializar a aprendizagem.

  • Planos de reforço e tutoria personalizada.

  • Uso de avaliações externas e simulados.

Entregáveis:

  1. Diagnóstico Situacional.

  2. Plano para Melhoria do Desempenho Acadêmico.

Encontro 6

Criação/ Revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP)

  • Identidade e missão da escola.

  • Princípios e diretrizes pedagógicas.

  • Metodologias e estratégias de ensino.

  • Avaliação e acompanhamento dos alunos.

  • Plano de formação continuada.

  • Inclusão, diversidade e participação da comunidade.

Entregáveis:

  1. Diagnóstico situacional.

  2. Documento do Projeto Político-Pedagógico.

Encontro 7

Regimento Escolar

  • Normas e diretrizes da escola. Direitos e deveres de alunos, professores e funcionários.

  • Critérios de disciplina e conduta.

  • Regras para frequência, avaliação e progressão escolar.

Entregáveis:

  1. Diagnóstico situacional.

  2. Regimento Escolar Revisado.

Encontro 8

Manual de Normas e Condutas para Alunos e Professores

  • Diretrizes claras de comportamento.

  • Regras de convivência e disciplina.

  • Uso de tecnologia na escola.

  • Políticas de combate ao bullying.

  • Procedimentos para mediação de conflitos.

Entregáveis:

  1. Diagnóstico situacional.

  2. Manual de Convivência para Alunos e Professores.

Encontro 9

Manual de Normas e Condutas para Alunos e Professores

  • Diretrizes claras de comportamento.

  • Regras de convivência e disciplina.

  • Uso de tecnologia na escola.

  • Políticas de combate ao bullying.

  • Procedimentos para mediação de conflitos.

Entregáveis:

  1. Diagnóstico situacional.

  2. Manual de Convivência para Alunos e Professores.

Encontro 10

Criação do Plano de Avaliação de Aprendizagem

  • Tipos de avaliação adotadas (diagnóstica, formativa, somativa).

  • Critérios e pesos na avaliação de alunos.

  • Uso de avaliações externas e internas.

  • Estratégias para garantir feedback efetivo.

Entregáveis:

  1. Diagnóstico Situacional.

  2. Plano de Avaliação de Aprendizagem.

Encontro 11

Organização de Escola de Pais

  • Estrutura de encontros e reuniões com famílias.

  • Temas abordados (aprendizagem, socioemocional, comportamento).

  • Estratégias para aumentar o engajamento familiar na escola.

  • Ferramentas de comunicação entre escola e família.

Entregáveis:

  1. Diagnóstico Situacional.

  2. Programa de Formação para Pais e Responsáveis.

Encontro 12

Organização Pedagógica da Campanha de Matrícula

  • Definição de público-alvo e diferenciais pedagógicos.

  • Estratégias para fidelização de alunos atuais.

  • Eventos de captação (portas abertas, palestras, workshops).

  • Processos de onboarding para novos alunos.

Entregáveis:

  1. Diagnóstico Inicial.

  2. Plano Pedagógico Estratégico de Captação e Retenção de Alunos.